A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade.
Foi criada no dia 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros.
Seus fundadores são: Beato Antônio Frederico Ozanam, Emanuel Bailly, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé.
A primeira reunião ocorreu no mesmo dia de sua criação, na sede do jornal a tribuna católica, de propriedade de Emanuel Bailly.
Internacionalmente, a Sociedade de São vicente de Paulo é membro da organização das Nações Unidas, participando do Conselho Econômico e Social (ecosoc).
No brasil, a SSVP foi fundada em 4 de agosto de 1872 na cidade do Rio de Janeiro.
A primeira Conferência Brasileira foi batizada de São José.
São Vicente de Paulo (1581-1660) foi um sacerdote católico francês que dedicou sua vida ao serviço dos pobres e necessitados. Ele é conhecido como o “Pai dos Pobres” e é o patrono das obras de caridade e assistência social.
Vida e Obras
São Vicente de Paulo nasceu em Pouy, na França, em 1581. Ele estudou teologia em Toulouse e foi ordenado sacerdote em 1600. Inicialmente, ele trabalhou como capelão de uma família nobre, mas logo se sentiu chamado a servir os pobres e necessitados.
Em 1617, São Vicente de Paulo fundou a Congregação da Missão, uma ordem religiosa dedicada à evangelização e ao serviço dos pobres. Ele também fundou a Confraria das Filhas da Caridade, uma organização de mulheres leigas que se dedicavam ao cuidado dos pobres e doentes
São Vicente de Paulo é conhecido por sua abordagem inovadora ao serviço social. Ele acreditava que a caridade deveria ser praticada de forma pessoal e direta, e que os pobres deveriam ser tratados com dignidade e respeito.
Legado
O legado de São Vicente de Paulo é imenso. Ele inspirou gerações de católicos a se dedicarem ao serviço dos pobres e necessitados. A Congregação da Missão e a Confraria das Filhas da Caridade continuam a ser ativas hoje em dia, com presença em todo o mundo.
Além disso, São Vicente de Paulo é o patrono da Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização católica de caridade que foi fundada em 1833 e está presente em mais de 150 países.
Fundações organizadas por Vicente de Paulo:
Festas e Comemorações
A festa de São Vicente de Paulo é celebrada em 27 de setembro.
E o dia Mundial do Pobre é celebrado em 19 de novembro.
Nascimento: 23/04/1813.
Local: Milão, Itália.
Pais: Jean-Antoine, profissão médico e Marie Ozanam, dedicada à assistência dos pobres e enfermos.
Irmãos: 14, sendo que quase todos faleceram na infância, sobrevivendo, com Ozanam, Afonso (Padre) e Carlos (médico).
1831: foi estudar em Sorbona, Paris.
Religião: Católico.
Profissão: advogado (1836) – letras (1839).
Exemplo: caridade e humildade.
23/04/1833: Fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo com mais 6 amigos, Emanuel Bailly, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé.
1° Visita a casa do pobre: levou um feixe de lenha para amenizar o frio.
1841: casou-se com Amélie Soulacroix.
Sonho: “Gostaria de reunir o mundo inteiro em uma grande rede de caridade”.
Falecimento: 8 de Setembro de 1853, Marsella.
O Conselho Metropolitano de Jundiaí, da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), tem a responsabilidade de cuidar e orientar o trabalho de 10 Conselho Centrais pertencente à esta região, incluindo a orientação e ajuda na assistência aos pobres e vulneráveis, a promoção da caridade e da justiça social.
Rua Waldemar Pícoli, 111 – Horto Santo Antonio, Jundiaí – CEP 13211-394
Entre em contato:
cadastros@ssvpcmjundiai.org.br
55 11-91715-0770
Copyright 2025 © Conselho Metropolitano Jundiaí